INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Servidores do Sine participam de curso de formação com técnicos do Ministério do Trabalho
22/02/2024 - 13:45  
  
Twitter 
Google+ 
Curso de formação e aperfeiçoamento
Os servidores do Sistema Nacional de Emprego, o Sine, participam, em Teresina, do encontro de formação e aperfeiçoamento com técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego. O Sine, subordinado no Piauí à Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, faz a intermediação da mão de obra entre empresas e trabalhadores e, em 2023, encaminhou mais de 6.500 pessoas para vagas de emprego no Piauí.

O Sistema de intermediação ficou 8 anos sem atualização e agora está passando por um processo de modernização tecnológica. O diretor do departamento de trabalho, emprego e renda do Ministério do Trabalho e Emprego, Thiago Oliveira Motta, participou da abertura do encontro. E destacou que o coração do sistema de intermediação é o sistema de telemarking, pois é  preciso cruzar as informações das pessoas que estão oferecendo vagas de emprego com as pessoas que estão em situação de desemprego e em busca de emprego. E esse trabalho é feito em parceria com Estados e Municípios que são credenciados junto ao Ministério do Trabalho.

Thiago Oliveira lembrou que o governo federal está conhecendo a realidade de cada localidade para ver o que deve ser trabalhado para que as pessoas voltem ao mercado de trabalho, como a qualificação profissional e a oferta de microcrédito. E informou que o  o governo federal agora tem uma grande iniciativa, que é o programa de aceleração do crescimento, que deve gerar vagas de emprego, não só no estado do Piauí, mas em todo o país. “ E esperamos que todas essas vagas passem pelo sistema público de intermediação de mão de obra, pelo Sine.”

Nos últimos anos os servidores do Sine não passaram por uma qualificação profissional e agora os técnicos do Ministério do Trabalho está viajando para fazer esse trabalho com quem está no atendimento a quem procura ser inserido no mercado de trabalho. A secretária da Sasc, Regina Sousa disse que o treinamento é importante para que melhorar a qualidade no atendimento. “ Esse cara a cara com as pessoas que estão na ponta é importante e o Sine está passando por um processo de evolução tecnológica e as pessoas precisam estar preparadas para trabalhar com novos sistemas.”
Curso de formação e aperfeiçoamento dos servidores do Sine


Em 2023, o Sine fez 34.795 atendimentos em Teresina e nas outras 11 unidades  no interior do Estado. E encaminhou 6.566 trabalhadores para vagas de emprego e atendeu 13.481 pessoas que solicitaram o Seguro Desemprego. O superintendente de Trabalho, Renda e Inclusão Social, José Barros, destacou que em 2023 chegaram novas empresas no Piauí e isso fez crescer o número de pessoas empregadas com carteira assinada. E  os servidores do Sine precisam estar preparados para fazer o atendimento, habilitados a usar o novo sistema que está sendo implantado pelo governo federal. 

Participam do encontro de formação e aperfeiçoamento 20servidores do interior e 40 de Teresina que estão recebendo a capacitação com os técnicos Fátima Valente e Farley Vinícius. Para a servidora Elizabete Maria de Jesus, que trabalha em Teresina, a qualificação proporciona um melhor atendimento e um crescimento profissional. E citou que a maioria das pessoas que procura o Sine é em busca de vaga no mercado de trabalho.  “ Tem gente que chega no Sine e não tem nem o dinheiro para pagar o ônibus para voltar pra casa. E a gente precisa estar preparado para fazer esse atendimento.”
Elizabete Maria de Jesus, servidora do Sine


No Piauí, há postos do Sine, além de Teresina, em Bom Jesus, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença que fazem cadastro e atualização de trabalhadores, encaminhamento para vagas de emprego e solicitação de seguro desemprego.

Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Teresina-PI