INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Quem Somos

O SINE-PI - Sistema Nacional de Emprego é um programa do Ministério da Economia, coordenado a nível Nacional pela Secretaria Especial do Trabalho, criado pelo Decreto 76.403 de 08/10/75, tendo como meta a organização do mercado de trabalho em todos os Estados.

No Piauí, este programa é administrado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos - SASC, criado por força do Decreto 256, de 10/05/77.


Serviços
• Informações e orientação sobre o mercado de trabalho
• Intermediação de mão-de-obra
• Seguro-Desemprego
• Qualificação de mão-de-obra
• Apoio ao trabalho autônomo (serviços)
• Expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social
• Habilitação para Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital

Como funciona a intermediação de mão de obra:

Ao chegar ao SINE o trabalhador recebe uma senha. Todas as senhas são distribuídas pela manhã, a partir das 7hs. Quando chegar a sua vez, será direcionado para um dos atendentes que fará o cadastramento.
No primeiro atendimento será inserido os dados do trabalhador em nosso sistema. Esse procedimento dura entre 15 e 20 minutos;
Caso tenha disponível alguma vaga de acordo com o perfil do trabalhador o mesmo será encaminhado para participar de processos seletivo nas empresas, diretamente pelo Setor de Atendimento, ou após avaliação do Serviço de Psicologia, caso contrario  o  trabalhador será orientado a retornar ao SINE periodicamente, para se informar sobre o andamento de sua solicitação.
Para facilitar o atendimento e o acesso às vagas oferecidas no SINE o trabalhador deve levar originais dos seguintes documentos:
RG,
Carteira de Trabalho
Comprovante de Residência
Comprovante de Escolaridade,
Certificados
Sempre que o trabalhador mudar de endereço, telefone, ou realizar novos cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional deve comparecer imediatamente ao SINE para atualizar o cadastro.



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