Sine oferece oportunidades de empregos
28/07/2009 - 00:12:29

sine-PI

sine-PINo primeiro semestre deste ano, 3.751 trabalhadores foram contratados. As atividades de captação de vagas de emprego e o encaminhamento do trabalhador piauiense são realizados diariamente.

As vagas captadas abrangem várias áreas profissionais. O trabalho de qualidade e a gratuidade na prestação dos serviços são os principais pontos do órgão. Além de oferecer oportunidades de emprego, o Sine oferece também qualificação profissional, capacitando ainda mais os trabalhadores para o mercado de trabalho.

De acordo com Tomaz de Oliveira, técnico da Central de Qualificação do Sine, todo ano sai o edital com os cursos que serão ofertados. A capacidade técnica e o menor preço são os fatores decisivos no processo de licitação das empresas. "Os cursos são ministrados tanto na capital como nos municípios mais distantes, como São Raimundo Nonato, por exemplo”, disse o funcionário.

Os cursos acontecem geralmente no segundo semestre do ano e as modalidades mais solicitadas são os cursos de informática básica, doces e salgados, horticultura, mecânica em motocicletas, embelezamento e cabeleireiro. Thomaz de Oliveira frisou que, dependendo do tipo de curso, ele é levado até a comunidade.

A Central do Autônomo é outro diferencial. Oferecendo diferentes especialidades para a prestação de serviços em residências e empresas de forma eventual, a Central atende carpinteiros, eletricistas, encanadores, pedreiros, enfim, trabalhadores que vivem de serviços diários.

O Trabalho para Todos é mais um dos projetos do Sine, que trabalha favorecendo a inclusão do trabalhador portador de deficiência no mercado de trabalho. O seguro-desemprego é outra atividade realizada no órgão, só no primeiro semestre deste ano foram 28.515 atendimentos realizados.

Informações sobre o mercado de trabalho
Intermediação de mão-de-obra
Seguro-Desemprego
Qualificação de mão-de-obra