INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Piauí participa de mobilização para Plano Brasil sem miséria
08/08/2011 - 10:28  
  
Twitter 
Google+ 

Nesta segunda-feira(08), será realizada uma grande mobilização nacional para o lançamento do Programa Brasil sem Miséria nos estados. O lançamento ocorre simultaneamente em todo o Brasil, às 13h30, através de uma teleconferência, com a Ministra Tereza Campello, do MDS - Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.No Piauí o evento será realizado no auditório do Banco do Nordeste e contará com a presença dos profissionais das secretarias estaduais envolvidas.

A secretária estadual de trabalho e empreendedorismo, Larissa Maia, que representa uma das secretarias envolvidas na mobilização, destaca que “o  público-alvo do programa são identificados pelo o Governo Federal como as famílias que recebem menos de R$70,00 por mês. No nosso Estado, o número de miseráveis orbita em cerca de 21%, sendo a grande maioria na Zona Rural.”, ressaltou.

O papel da Setre será desenvolvido em três eixos: qualificação de mão-de-obra, empreendedorismo e intermediação pública de mão-de-obra. No primeiro eixo, a meta é inserir os beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho através de cursos de formação sintonizados com a vocação econômica de cada região. As ações de intermediação serão realizadas considerando o conjunto de oportunidades mapeadas junto às empresas públicas e privadas. Serão selecionados, prioritariamente, os beneficiários do Bolsa Família e pessoas com idade entre 18 e 65 anos.

Já as ações de empreendedorismo serão voltadas para criar novas oportunidades de desenvolvimento econômico local, ampliar o mercado das micro e pequenas empresas, estimulando a formação de empreendimentos cooperativados e apoiar o microempreendedor individual, as políticas de microcrédito e a Economia Popular e Solidária.

 “Trabalharemos de forma integrada com os outros órgãos do governo, sob a coordenação do NEPE - Núcleo de Estudos e Projetos Especiais. O técnico do Nepe responsável pela coordenação estadual é o Cezar Fortes. A princípio o nome do Programa no Piauí é "Viver Mais"”, afirmou Larissa Maia.

Além da Setre e do Nepe, participarão do projeto no estado do Piauí as secretarias de desenvolvimento rural, de saúde, de assistência social e cidadania, planejamento e educação.

Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Teresina-PI