INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Projeto insere pessoas com deficiência no mercado de trabalho
05/05/2011 - 00:16:04  
  
Twitter 
Google+ 

A Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) desenvolve, através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o projeto Trabalho para Todos. Com o objetivo de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o projeto tem como principais ações a captação de vagas, convocação e encaminhamento dos trabalhadores, além do acompanhamento nas empresas, planejamento e execução de cursos.

A secretária estadual do Trabalho, Larissa Maia, destacou que o papel da Secretaria nesse projeto é congregar a oferta da mão de obra e oferecer ao empregador um perfil de profissional preparado. “É um olhar duplo, tanto para o empregado, quanto para o empregador. Além disso, é de fundamental importância que essas pessoas com deficiência saibam que elas, de fato, possuem um espaço no mercado e se sintam preparadas e motivadas”, destacou.

Falta de motivação é o que não existe na vida de Edilon Martins, que possui uma deficiência física na mão direita e que, com o Sine, realizou cadastro no projeto e já trabalhou em quatro empresas. “Devo bastante a esse projeto, ele facilitou bastante a minha vida. Estou agora renovando meu cadastro para ser encaminhado para uma nova empresa, e cheio de esperanças. Acredito bastante na experiência que já adquiri”, ressaltou.

O mesmo acontece com Sidney Gonçalves que, desde 2000, possui cadastro no Trabalho para Todos. “Já tive oportunidade de trabalhar em várias empresas. A questão da lei de cotas para deficientes físicos é muito importante, já que antigamente era bem mais complicado entrar no mercado de trabalho. Com o Sine, estamos muito mais atuantes” afirmou.

Palestra

A Setre realiza, no próximo sábado (7), a palestra Trabalho e Renda - Inclusão produtiva no mercado de trabalho, na cidade de Campo Maior, com foco na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A secretária Larissa Maia é quem comandará a discussão que iniciará às 10 horas

Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Teresina-PI