SASC prioriza ações do PRO SOCIAL e qualificação profissional
11/04/2023 - 09:34

Curso de qualificação profissional em Castelo do PI
Nos primeiros cem dias de Governo, a Secretariada Assistência Social Trabalho e Cidadania, sob a regência da Secretária Regina Sousa, cresceu e com ela a responsabilidade de atender a população mais necessitada e por vezes até invisível para o poder público. E é, principalmente com esta população “invisível” que a SASC assume e toda a sua equipe assumem a responsabilidade de chegar e mudar de vez sua condição de vida.
Após dois anos de pandemia, uma grande parcela da população perdeu, não só parentes e amigos; perdeu emprego, moradia digna, acesso a uma alimentação saudável. Neste novo contexto, o papel da SASC vai além e busca garantir os direitos básicos a todos, criando oportunidades, capacitando, buscando soluções reais e imediatas para por fim ao rastro de pobreza deixados principalmente nos últimos anos, em todo o Brasil.

Qualificação

Nos primeiros meses do ano, a SASC ofertou cerca de 1.145 vagas em cursos de Qualificação Profissional, através do Programa Qualifica Piauí. A oferta dos cursos leva em conta o mercado de trabalho local, interesses e aptidões de seu público, oferece qualificação e certificação, encaminhamento para vagas de emprego e inserção ao banco de dados do Sine/PI. Esta primeira fase priorizou os públicos autodeclarados negros, LGBTQIAP+, detentos da Colônia Agrícola Major César de Oliveira, adolescentes do Centro Educacional Masculino (CEM), empreendimentos solidários e grupos de mulheres.
Ao todo, foram  oferecidos cursos  de Corte e Costura, Cabeleireiro Básico, Operário da Construção Civil-Pedreiro de Alvenaria, Qualidade no atendimento, Mídias sociais para o desenvolvimento de negócios,Técnicas Tem Vendas; Informática básica, Mecânica de Motos, Refrigeração Residencial, Eletricista, atendendo aos  municípios de  Teresina, Bom Princípio do Piauí, Regeneração, Novo Oriente, Amarante, Castelo do Piauí e Buriti dos Lopes, com capitação de 1.048 vagas e Encaminhamento para as vagas disponíveis: 1.156.

Pro Social

Com o objetivo localizar as chamadas “pessoas invisíveis” em todo o Piauí e garantir a elas o acesso a cidadania, o Programa Pro Social e Busca Ativa vem articulando com os diversos órgãos da administração pública estadual e municipal para implementação medidas voltadas para a proteção social de populações vulneráveis, promovendo geração de renda e inclusão produtiva. O Programa é destinado às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, impossibilitadas de arcar por conta própria com o enfrentamento de contingências sociais, residentes do Piaui. Atualmente o benefício é pago a 165 famílias em vulnerabilidade social através do Programa Cartão PRO SOCIAL.

Piauí Acolhe

Sendo exemplo no país, a SASC, por meio do Programa  Piauí Acolhe esteve junto às prefeituras municipais realizando capacitação de servidores para a realização localização e cadastramento dos órfãos da COVID. O Piauí Acolhe é um programa de proteção social voltado para crianças e adolescentes em situação de orfandade bilateral ou monoparental  em consequência da pandemia da Covid-19. No Piauí, o programa faz o pagamento do benefício a 124 órfãos em 30 municípios, com uma renda mensal de R$ 500 até completarem a maioridade civil.

Ressocialização

Sendo a responsável por proporcionar a formação de valores positivos a adolescentes envolvidos em atos infracionais, com a reintegração familiar e social, na forma da lei, A SASC vem buscando oferecer atendimento e acompanhamento multidisciplinar para os socioeducandos, oferecendo condições para uma vida de oportunidades, com hábitos saudáveis e acesso à educação formal, atividades esportivas, capacitação profissional e atendimento psicossocial e saúde.  Para os egressos do sistema socioeducativo, a Secretaria realiza a concessão de bolsas de estágio remunerado no valor de R$ 300 reais.

Humanização

A  Secretaria também oferece aos internos das Unidades de Acolhimento institucional atividades de lazer e esportivas. E nos  abrigos têm os serviços de fisioterapia e musicoterapia no Lar da Criança e na Vila do Ancião .