INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
SASC oferece cursos pra internos da Major César
17/03/2023 - 11:26  
  
Twitter 
Google+ 
Casa construída pelos internos da Major César
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), por meio da Superintendência de Trabalho, Renda e Inclusão Social, em parceria com a Secretaria de Justiça, está oferecendo curso de formação na área da construção civil para os internos da Penitenciaria Major César de Oliveira.

O programa Qualifica Piauí oferta cursos profissionalizantes através das unidades moveis, levando aos cidadãos piauienses a oportunidade de qualificação profissional, inserção ou reinserção no mercado de trabalho. Na Colônia Agrícola Major Cesar, o projeto ofertou duas turmas na área de pedreiro de alvenaria na construção civil.

A diretora de qualificação profissional e social da SASC, Heline Silva, explica que a oferta do curso levou em conta que a construção civil é uma área em constante crescimento em nosso estado e em todo o Brasil e “por meio das aulas práticas, os reeducandos dessas duas turmas ofertadas construíram uma casa de alvenaria nas dependências daquela colônia agrícola. Uma casa de excelente qualidade e que foi fruto da educação profissional recebida e servirá para a realização de outras atividades dos próprios internos,” diz Heline.

O curso, que tem duração de 22 dias, com aulas práticas e teóricas e já está em fase de conclusão, com 45 novos formandos. A diretora explica ainda que, fazendo parte da carga horária de aulas práticas do curso, as turmas dos reeducandos estão colaborando com a realização reparos em uma unidade da Secretaria de Assistência Social do Estado, oportunizando para eles outros momentos formativos de pratica: “É extremamente gratificante pra toda a equipe acompanhar o êxito desse projeto. A educação para o trabalho é um instrumento transformador e, por meio desse projeto, os alunos poderão aprender uma nova profissão e poder trabalhar após sair do sistema prisional, podendo atuar tanto como pedreiro, como ajudante, então é, sem dúvidas, poder contribuir com justiça social e cidadania”, completa Heline.

Segundo Reginaldo Ribeiro, gerente adjunto da Major César, o curso tem grande aceitação junto aos internos, sendo esta a segunda turma a ser formada: “Eles saem coma formação de pedreiros, muitos já com a visão de que com o certificado e a prática que tiveram e o conhecimento adquirido, eles vão poder trabalhar fora, na construção civil. Hoje temos, na Major César uma equipe preparada para trabalhar em qualquer reforma ou construção, se for preciso,”, avalia.

Reginaldo Ribeiro diz ainda que, a partir deste curso, surgiu o interesse por parte dos internos em outros cursos, como o de cabeleireiro, barbeiro, encanador e de eletricista, já que alguns internos já praticam, mas não tem certificado e outros tem o interesse de aprender uma nova profissão.

Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Teresina-PI