INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
SINE vai criar plataforma para qualificar quem procura por trabalho
30/01/2023 - 14:30  
  
Twitter 
Google+ 
O Sistema Nacional de Emprego no Piauí, SINE, vai de oferecer, além de vagas de trabalho, criar uma plataforma para qualificar quem está em busca de inserção no mercado de trabalho. As melhorias e inovações foram anunciadas pelo superintendente de Trabalho, Renda e Inclusão Social – SINE, José Barros, órgão ligado à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – SASC.

 “Nossa meta para os próximos 90 dias é exatamente fazer funcionar algumas unidades que não estão funcionando. Estamos vendo toda a estrutura, a logística, as providências necessárias para que o SINE funcione cada vez melhor, para que depois a gente comece a trabalhar dentro das orientações da secretária Regina Sousa e do governador Rafael Fonteles, que é exatamente ofertar esses serviços aliados com a tecnologia”, afirma José Barros.

O superintendente do SINE explica que a ideia é criar uma plataforma onde possa estar qualificando pessoas que buscam o Sistema Nacional de Emprego. “Quem faz a análise dos currículos é o sistema, então o sistema pega o currículo do candidato verifica se está de acordo e encaminha para as empresas que estão precisando daquele profissional. Mas muitas vezes o próprio empresário que necessita do profissional ainda faz uma análise, uma avaliação com o mesmo. A ideia é que a gente qualifique todo esse público que busca o Sine, para que quando ele for encaminhando para as empresas ele já vá qualificado e, assim, a gente gera uma plataforma onde a gente vai qualificando e jogando lá. Qualificamos uma turma de pedreiros, uma turma de panificação, cadastramos na plataforma e assim quando o empresário precisar ele já vai nesse banco de dados e vê se tem um profissional com um perfil que ele precisa”, diz.

José Barros informa, ainda, que dentro dessa proposta também será designada uma equipe para fazer visita aos comércios e indústrias locais. “Nós vamos colocar uma equipe para visitar os comércios e as indústria para que a gente aumente esse leque de oferta de trabalho. Já que iremos qualificar, imaginamos que isso vai se tornar mais atrativo para as empresas. Dentro das visitas às empresas nós vamos verificar qual é a necessidade deles e qual o perfil que eles precisam para que a gente possa ajustar e assim termos a oferta.  Dessa forma, o Sine está ofertando vagas aos trabalhadores com a qualificação melhor”, conclui.

O SINE recebe todos os dias várias vagas de emprego para disponibilizar aos profissionais piauienses e funciona de segunda a sexta, de 8h às 13:30h, no endereço: Avenida Joaquim Ribeiro, 835 – Centro/SUL Teresina. Acompanhe as ações através do @sine_piaui.
Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Teresina-PI