Sine-PI realiza mais de 50 mil atendimentos no primeiro trimestre de 2017
03/04/2017 - 13:42

Posto central do Sine em Teresina

No primeiro trimestre de 2017, o Sistema Nacional de Empregos no Piauí (Sine-PI), diretoria ligada a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), já realizou mais de 50 mil atendimentos nos postos do interior e da capital. O número engloba oferta de informações e orientações sobre o mercado de trabalho, intermediação de mão de obra, Seguro Desemprego, qualificação de mão de obra, apoio ao trabalhador autônomo e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social. Entre os números destaca-se 2.500 vagas captadas diretamente nas empresas, 4.000 encaminhamentos para o mercado de trabalho.

Com o objetivo de diminuir as filas e melhorar o atendimento, ainda no mês de abril, a Setre irá lançar um aplicativo para celular que irá oferecer todos os serviços que o trabalhador busca nos postos do Sine-PI, o que irá dar mais comodidade e agilidade no atendimento. Assim o trabalhador poderá utilizar todos os serviço sem sair de casa ou ir até um dos postos do Sine-PI em Teresina ou no interior do estado.

O trabalhador que deseja participar de alguma seleção do Sine-PI, deve se dirigir ao atendimento portando RG, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade e Certificados de qualificação para facilitar o seu cadastro. Caso tenha disponível alguma vaga de acordo com o perfil do trabalhador, o mesmo será encaminhado para participar de processos seletivos nas empresas, diretamente no setor de atendimento, ou após avaliação do Serviço de Psicologia, caso contrário, o candidato será orientado a voltar ao Sine-PI para acompanhar o processo de solicitação de vaga. Os dados devem ser atualizados sempre que o trabalhador mudar de endereço, telefone ou realizar novos cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional.

Para Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, os números refletem o importante serviço que o Sine-Pi presta aos piauienses que desejam uma vaga no mercado de trabalho. “Diariamente atendemos centenas de pessoas em busca de nossos serviços, sempre peço aos funcionários do Sine, para atender o trabalhador da melhor forma possível. Temos nos esforçado para todos os dias termos vagas no mercado de trabalho, e além disso procuramos oferecer ao trabalhador oportunidades de se qualificar para assim estar a conseguir um emprego”, concluiu.

No Piauí o Sine-PI conta com 18 postos de atendimento, além de Teresina o sistema tem sedes em Bom Jesus, Floriano, Esperantina, Oeiras, Piripiri, Corrente, São João do Piauí, Valença, Uruçuí, Pedro II, Picos, Parnaíba e São Raimundo Nonato. Para verificar os endereços dos postos de atendimentos e outras informações sobre o Sine-PI, o interessado deve acessar o site www.sine.pi.gov.br.