INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Mais de 250 vagas são ofertadas às Pessoas com Deficiência no Dia D
25/09/2015 - 12:34  
  
Twitter 
Google+ 

DIA D

Promover a inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs) no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do Dia D - Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência, realizado nessa sexta-feira (25) na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado na Av. Maranhão. Mais de 230 vagas estão sendo ofertadas exclusivamente aos PCDs, que terão até o final do dia para conseguir uma vaga junto as 25 empresas que participam do evento.

O Dia D é uma proposta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que idealiza levar a experiência a todos os Estados da Federação. No Piauí, a mobilização é feita por uma ação conjunta do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), através das Unidades do Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine-PI).


DIA D 1Segundo o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, a estimativa é que cerca de 300 pessoas passem pelo evento. “Hoje o dia é exclusivamente voltado aos PCDs e a maioria deles irá conversar com os representantes da empresa no evento. Aqueles que não encontraram uma vaga disponível no seu perfil serão encaminhados às empresas, mas o objetivo é que apenas no Dia D, mais de 70% dessas pessoas consigam uma vaga” esclarece o gestor.

Para a diretora do Sine, Juliana Góis, o Dia D irá chamar a atenção da sociedade quanto às dificuldades de inserção profissional das Pessoas com Deficiência e possibilitará o avanço do público no mercado de trabalho. “Temos muitas empresas cadastradas no Sine, mas poucas cumprem a lei que as obriga a contratar PCDs, ou selecionam aqueles com o mínimo de deficiência. Vamos continuar lutando para derrubar esse preconceito, pois vocês provam, a cada dia, que são capazes e o mercado de trabalho precisa saber disso”, destacou.

DIA D 2

Em busca de uma vaga de trabalho no Dia D, Thallisson Aragão, apesar de desempregado, se diz orgulhoso do progresso alcançado nas políticas públicas de inclusão dos PcDs. “Como deficiente visual, posso dizer que há uma grande falta de credibilidade com pessoas como nós, mas fico feliz pelo espaço que estamos ganhando. Hoje estou à procura de uma oportunidade na minha área, mas já passei por cinco empresas por intermédio do Sine, que vem cumprindo com a sua função de captar vagas e nos encaminhar ao mercado de trabalho”, afirmou.

Atualmente, o Sine-PI conta com mais de 200 empresas cadastradas que ofertam vagas aos trabalhadores com deficiência e aproximadamente 1.400 PCDs ativos no sistema. Através do projeto Trabalho para Todos, que atua captando vagas (ativa e passiva), convocando, encaminhando, fazendo o acompanhamento nas empresas e executando cursos de qualificação, o Piauí vem se tornando referência na intermediação desse público.


Por Lorenna Costa

Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Teresina-PI