INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Dia D promoverá a inclusão profissional das Pessoas com Deficiência
21/09/2015 - 11:31  
  
Twitter 
Google+ 
Dia D - Contratação de Pessoas com Deficiência

Com o objetivo de promover a inclusão social e profissional das Pessoas com Deficiência (PCDs) e dos beneficiários reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), será realizado em  todo o território Nacional, o Dia D – Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência. O Piauí é um dos Estados que entram na luta em prol dos PCDs e realizará a ação no dia 25 de setembro, na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado na Av. Maranhão. O dia será dedicado ao atendimento deste público, reunindo, no mesmo espaço, empresas com disponibilidade de vagas e candidatos às mesmas.

O Dia D é uma proposta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que idealiza levar a experiência a todos os Estados da Federação. A mobilização piauiense está sendo feita em uma ação conjunta pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), através das Unidades do Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine-PI), que fazem a intermediação das Pessoas com Deficiência ao mercado de trabalho.

De acordo com o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, existem muitas vagas, mas a resistência das empresas em contratar PCDs ainda é grande.  “Querem selecionar aqueles que possuem o mínimo de deficiência possível, como algum problema no olho ou na perna. Muitos possuem qualificação e querem provar que são capazes, mas falta oportunidade. O intuito do Dia D é reverter esta situação, chamando a atenção das empresas para o cumprimento da lei que garante vagas para os PCDs” destaca o gestor.

O Dia D, que terá início às 8:00h e se estenderá até às 17:00h, possibilitará o fortalecimento das políticas de empregabilidade para as Pessoas com Deficiência, a aproximação entre trabalhadores com deficiência e as empresas, a orientação sobre o Benefício da Prestação Continuada (BPC) aos beneficiários reabilitados, além da ampliação do número de trabalhadores com deficiência inseridos no mercado. Ao final da ação, será divulgado um balanço com o número de PCDs que conseguiram uma vaga junto ao mercado formal de trabalho. 

 


Por Lorenna Costa

Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Teresina-PI