INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Sine já conta com 18 postos de atendimento no Piauí
10/06/2015 - 10:45  
  
Twitter 
Google+ 
Sine-PI

O Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI) tem ampliado o número de unidades e descentralizado atendimentos. Atualmente, o programa já conta com 18 postos de atendimento no Estado. São quatro unidades só em Teresina. A medida tem como objetivo atender o maior número de trabalhadores.

O Sine, além de oferecer a intermediação entre o trabalhador e a empresa, realiza desde a captação de vagas a qualificação de mão de obra e direcionamento do profissional ao mercado de trabalho. E ainda tem expedido carteiras de trabalho e seguro-desemprego. Segundo Juliana Góis, diretora estadual do Sine-PI, com a descentralização dos serviços, o Sine tem conseguido facilitar o acesso do trabalhador às vagas e eliminar a comercialização ilegal de senhas no local.

"Só na sede do Sine, são atendidas mais de 300 pessoas por dia. A gente consegue receber prontamente todas as pessoas que buscam nossos serviços. Ninguém precisa mais dormir no local para conseguir vagas e acabamos com a comercialização de senhas. Temos sido como uma ponte do trabalhador com as empresas", explica a diretora, que garante que o programa tem acompanhado o profissional desde o cadastro à resposta do empregador.

Para Juliana Góis, com a ampliação dos serviços prestados, o Sine tem apresentado um público variado. "Hoje, o trabalhador que busca o Sine não é apenas aquele trabalhador de classe baixa. Atendemos os de classe média e alta, tanto para a expedição de carteira, como para a qualidade das vagas oferecidas. Não são apenas vagas para pessoas de pouca qualificação, mas também bem qualificadas. Naturalmente, quando se tem público variado, você tem que ter suporte para atendê-lo", explica.

A diretora do Sine-PI destaca que a falta de qualificação do profissional é o que mais dificulta para que  trabalhador obtenha êxito. "Um dos nossos principais problemas é a falta de qualificação do trabalhador, isso impede que ele esteja no mercado de trabalho. Estamos buscando colocar no mercado o trabalhador, mas um trabalhador qualificado", pontua.

 

Sistema Nacional de Emprego - SINE-PI
Teresina-PI